A depressão apresenta um conjunto específico de sintomas e comportamentos que a diferenciam de outras neuroses: insónia ou sono demais, apatia, falta ou aumento de apetite, falta de concentração ou desânimo.
Normalmente, as pessoas deprimidas procuram ajuda por não sentirem mais amor pelos membros da sua família ou por terem perdido o gosto pela vida. Às vezes, vivenciam apatia, mas não conseguem ter consciência da sua tristeza. Ou sentem vergonha quando a sua tristeza parece excessiva ou inadequada face à sua situação de vida.
O estado depressivo de uma pessoa é um processo, que se vem acumulando ao longo do tempo, cheio de altos e baixos, até chegar o momento do mergulho no desânimo total.
Tristeza
Em geral, a pessoa está sofrendo de dor psíquica numa ocasião em que a tolerância e a sua capacidade para lidar com qualquer tipo de sofrimento estão num nível baixo;
Culpa
O sentimento de culpa relaciona-se com frequência ao mecanismo de assumir uma parcela irreal de responsabilidade pelo comportamento de terceiros
Vergonha
Tem origem na crença de estar sendo julgado como infantil, fraco, tolo ou inferior.
Motivação
A perda da motivação nas situações mais simples é com frequência um dos sintomas principais da depressão. A pessoa não encontra estímulo interno para realizar tarefas. Acha-se incapaz de realizar a tarefa ou que não derivará nenhuma satisfação ao fazê-la.
Aumento da dependência
A ajuda frequente de parentes e amigos traz um alívio temporário, porém, tende a reforçar a sua dependência e baixa-estima.
Pensamentos absolutistas (tudo ou nada)
As pessoas deprimidas tendem a perceber as consequências negativas como irreversíveis.
Dificuldades de concentração e memória
A pessoa é incapaz de recapitular informações por não se concentrar no material a ser aprendido.
Passividade, evitação e Inércia
A passividade e a inatividade observadas na depressão têm sido encaradas como uma forma de inibição neurológica e retardamento psicomotor.
Défice nas aptidões sociais
Muitas vezes as pessoas relatam que possuíam círculos de amizades, mas mesmo após a depressão, tem dificuldades de formar ou retomar vínculos.
Distúrbios do sono
Estes problemas incluem dificuldades de adormecer, sono agitado, e o despertar cedo demais pela manhã.
Distúrbios do apetite sexual
A perda do apetite e do interesse sexual são manifestações da perda generalizada de prazer da pessoa em quaisquer atividades.